Quando o seu cão desaparece.

Nesta edição vamos falar sobre o tema mais votado na última sondagem da Revista do Cão: como agir no caso de o seu cão desaparecer.
Os cães mais jovens e de maior porte podem percorrer vários quilómetros num só dia, mas na maioria dos casos, os cães encontram-se num raio de 3 km, porque vão explorando as redondezas em vez de seguir em linha recta. Os mais sociáveis tendem a procurar pessoas ou outros cães, preferindo explorar locais públicos como parques ou jardins, ao passo que os mais tímidos preferem esconder-se, refugiando-se debaixo de carros, na vegetação ou em locais ermos.

O desaparecimento de um cão pode acontecer por vários motivos:
  • Alguns abandonam o seu espaço porque se sentem entediados ou sozinhos;

  • Outros, os não esterilizados, podem fugir devido aos seus instintos sexuais;

  • A curiosidade do mundo exterior ou o facto de se assustarem por algum motivo também podem dar origem a uma fuga;

  • Quando um cão passeia num novo local pode sentir-se desorientado e perder-se;

  • Quando se encontra numa nova casa pode sair à procura do seu anterior lar;

  • Descuidos, como deixar um portão aberto ou deixar o seu cão passear sem vigilância, podem dar origem a que o seu animal desapareça.
O que fazer:
  • Procure-o nas proximidades do local do desaparecimento e vá perguntando se alguém o viu. Chame-o pelo nome e leve uma recompensa, como um biscoito ou o seu brinquedo preferido;

  • Previna-se, levando consigo uma coleira e trela, bem como uma lanterna para o procurar em locais sem iluminação;

  • Elabore um apelo com a fotografia e características do seu cão, e mencione o seu contacto e eventual recompensa. Envie esse apelo por email aos seus contactos e peça que o reencaminhem. Imprima folhetos e espalhe em locais públicos. Pode colocar um folheto também no seu automóvel;

  • Volte ao local de desaparecimento várias vezes por essa ser a última referência do seu cão.

  • Coloque à porta da sua casa objectos e roupas cujo odor funcione como um chamariz, como por exemplo, roupa usada ou os brinquedos do cão. Vá pessoalmente aos canis municipais e abrigos de associações, verificar se o seu cão deu ou não entrada nestes locais. Avise também as clínicas veterinárias sobre o desaparecimento;

  • Se é da opinião que o seu cão foi roubado, notifique as autoridades;

  • Divulgue o desaparecimento em classificados de jornais e na Internet. Veja também os anúncios de cães encontrados. Visite o site http://www.encontra-me.org/

  • Seja insistente. É importante que não desista.
Veja mais sobre este assunto AQUI.

Lembre-se que é muito importante que o seu cão esteja bem identificado, não só electronicamente (chip), mas também com uma medalha de identificação onde conste o seu contacto.

13 comentários:

  1. meu cachorro eu não costumava soltar ele desde de filhote ele cresceu preso na garagem ,agora ja e filhote adulto deixava ele sair mais ele so andava a redor de casa que dava para eu ver ele nunca foi para longe e sempre voltava ,ai um dia minha mae saiu para trabalhar 6 da manha ele escapou e seguiu ela ate o ponto de onibus na avenida que fica distante da minha casa minha mae entrou no onibus depois disso ele não voltou mas o que pode ter acontecido ele se perdeu , ou quiz fugir mesmo , e como posso encontrar ele pois ele não tem coleira , nem nada que alguem possa saber que e mau e um pastor alemao me ajudem por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma burra e o que te digo prender um animal devia ser considerado crime e por causa de pessoas como tu (filhas da puta) que existem mais cães desaparecidos rest in peace

      Eliminar
  2. eu moro nas redondezas do parque do carmo alem de ter 12 anos estou muito preucupado pois mudei pra ca a pouco tempo.Costumo chegar a noite meu pai abria a garagem meu cachorro saia para fazer suas necessidades,certo dia numa sexta a noite,como de costume meu cachorro saiu e não voltou no primeiro dia nada,procuro ele até hoje se faz um mês desde o ocorrido como o cachorro da pessoa de cima ele não tinha coleira eu e minha família procuramos por toda parte.Parecia que meu cachorro(Dank)estava no cio então acho quê estava seguindo uma cadela e se perdeu mas eu não perdi minhas esperanças e vou procura-lo por todo minha vida.Eu queria saber o quê eu faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro que aceda ao site http://www.encontra-me.org/ onde estão muitas dicas no caso de perder o seu amigo de 4 patas. De resto siga as instruções acima indicadas e nunca desista. Fale também com os funcionários de rua camarários ou da junta de freguesia.

      Eliminar